Questões eco-sociais
Autor: Cláudio FerreiraPoderíamos passar horas e horas nos perguntando sobre a origem, o porquê das coisas, ou sobre o que é ser correto sob o ponto de vista ecológico e social.
Hoje, no nosso panorama social, os consumidores ainda não atentaram para o que é ser verdadeiramente ecologicamente correto. Vamos partir do princípio do Marketing Verde - atividade que consiste em desenvolver, gerar e facilitar quaisquer trocas com a intenção de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, desde que a satisfação de tais desejos e necessidades ocorra com o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente, conforme explana Michael Jay Polonsky em artigo intitulado Introdução ao Marketing Verde. Estudiosos afirmam que empresas que não mudarem ou não se adaptarem a um modo de produção, ainda que de bens ou serviços, que não afetem ou que agridem o mínimo possível o meio ambiente, serão gradativamente "esquecidas" ou "retiradas" do roll de preferência dos consumidores. Cabe lembrar que o CDC - Código de Defesa do Consumidor – em seu artigo 37, parágrafo 1º e 2º, alerta os consumidores a respeito da propaganda enganosa e abusiva, diferenciando cada uma delas e tratando das implicações das mesmas quanto o regulamentação do consumo.
O Dossiê Jovem MTV afirma que seis em cada dez jovens das classes de A a C não sabem definir sustentabilidade (http://www.pollex.com.br).Isso é um indício de que há vários consumidores enganados ou explorados dentro deste universo de política eco-social.
Precisamos aprender e definir os princípios que norteiam e que tornam a sociedade capaz de reconhecer o que é realmente uma empresa sustentável. É bem verdade, e notável, que todos os dias aparecem inúmeras propagandas e campanhas publicitárias mostrando mix de produtos e marcas que trazem em seu branding a ideia ecologicamente correta, mas a verdade é que não sabemos até que ponto algumas campanhas com o rótulo "verde" é verdadeira e obedecem aos princípios mínimos que dão respaldo à utilização de tal intitulação. Cabe a todos nós, cidadãos-consumidores, pesquisarmos para ficarmos conscientes, não apenas da necessidade de preservação do meio ambiente, mas também, e essencialmente, estarmos consciente do que realmente é consciência ambiental.
Breve traremos exemplos de empresas que realmente apresentam resultados em seus investimentos em projetos ecológicos, para, a partir de então, formarmos uma opinião concreta a respeito desse assunto e discernirmos o que consumir.
http://www.artigonal.com/marketing-pessoal-artigos/questoes-eco-sociais-4016504.html